A escola
Nós, da Escola Comunitária Cirandas, desejamos e trabalhamos para que:
Os(as) Educadores(as):
- Sejam mediadores e despertem o encantamento no processo de construção do conhecimento;
- Entrelaçam o conhecimento empírico e científico;
- Também sejam aprendizes;
- Busquem a valorização e a adaptação da diversidade dentro do processo de aprendizagem
Os(as) Educandos(as):
- Sejam cocriadores do processo de construção do conhecimento;
- Sejam críticos, com argumentações coerentes;
- Respeitem e aprendam com a diversidade;
- Sejam capazes de ir em busca do conhecimento estimulados por seus interesses;
- Compreendam seu papel, lugar, atuação e importância na sociedade;
- Valorizem os diversos aspectos do seu ser;
- Sejam criativos e confiantes
- Sejam generosos, empáticos e solidários.
A Relação entre Educadores(as) e Educandos(as):
O Processo de Ensino – Aprendizagem:
- Seja significativo e de troca constante;
- Seja construído ao longo do processo e em conjunto com o(a) educando(a), despertando o encantamento, sem deixar de lado os conteúdos mínimos obrigatórios;
- Seja dinâmico e vivo.
Conteúdos
- Sejam contextualizados para propiciar a aprendizagem significativa;
- Sejam instrumentos para aprender a apreender;
- Sejam ampliados, trazendo a importância dos procedimentos, relações, autoconhecimento e vida prática;
- Os conteúdos mínimos obrigatórios sejam bem definidos, e trabalhados e acompanhados ao longo do percurso do(a) estudante na escola.
No que se refere ao papel de nossos(as) estudantes no mundo, esperamos formar:
- Indivíduos transformadores da atual realidade social;
- Indivíduos seguros de suas escolhas;
- Indivíduos que compreendam, questionem e atuem no micro e no macro da sociedade.
- Indivíduos colaborativos e solidários;
Assim, nossos Objetivos Gerais são:
- Transformar a realidade social;
- Formar seres felizes que amem a vida;
- Formar seres empáticos, capazes de pensar no bem comum como uma premissa para uma sociedade mais justa;
- Formar sujeitos capazes de compreender e expressar sentimentos e emoções;
- Garantir o acesso e a construção dos conhecimentos científicos/acadêmicos, de forma que possibilitem quaisquer escolhas na vida de cada um(a) de nossos(as) estudantes.