Escola Comunitária Cirandas

Acreditamos e respeitamos os diferentes ritmos de aprendizagem, rompendo com a reprodução da sociedade classificadora.  

Nossa História

Em 2014, um grupo de famílias se uniu ao Instituto Socioeducativo Oju Moran e em busca de uma educação diferenciada e transformadora deu vida à Escola Comunitária Cirandas. Desde então, temos trabalhado em construir e solidificar um espaço regenerativo e de transformação social para crianças e adultos, aliado a valores éticos e inclusivos, objetivando uma educação inovadora e autônoma.

Em 2020 nossa comunidade escolar absorveu e integrou o instituto ao nosso escopo de gestão, dando continuidade a seu projeto social e pedagógico central: a escola Cirandas, o Programa de Formação de Educadoras (Pafe) e o Programa de Apoio à Educação Transformadora (Paet), que beneficia o Instituto Jardim do Beija Flor, moeda Alegrias no município de Paraty.

Conheça nossos projetos e linhas de atuação

A Relação entre Educadores(as) e Educandos(as): Seja horizontal, respeitando os limites;
Seja afetiva e pautada na confiança e respeito;

Seja dialógica e harmoniosa.

Como atuamos na pandemia:
Nossa comunidade e composta atualmente por

Colaboradores
20
Crianças
61
Famílias
53

 Optamos por trabalhar por ciclo e não de forma seriada como em escolas tradicionais. Acreditamos e respeitamos os diferentes ritmos de aprendizagem, rompendo com a reprodução da sociedade classificadora. Nosso ciclo corresponde aos períodos do ensino fundamental 1 e 2.

 Nossos educandos se desenvolvem através de pesquisas e projetos, incentivados à curiosidade e à crítica reflexiva acerca do que se passa no mundo e em sua realidade. Tais situações de aprendizagem instigam a buscar e selecionar informações significativas, a criar diversificadas estratégias para resolução de cada uma das situações que surgem ao longo do processo – como tomar decisões, trabalhar em grupo, gerenciar confrontos de ideias – e a produzir textos e ações com funções sociais.

A avaliação processual possibilita o acompanhamento do processo da construção do conhecimento. Isso se dá a partir da proposta de atividades diversificadas que possibilitem aos educandos diferentes estratégias, respeitando, assim, a diversidade de formas e percursos de aprendizagem.

Visando um atendimento de forma integral, a escola funciona de 8h às 15h. Nesse período, além das atividades pedagógicas que são desenvolvidas em grupos através de projetos de pesquisa, nossos estudantes podem conviver em um ambiente agradável onde o respeito com o grupo e com o meio que os cercam é estimulado. As relações com o meio ambiente são estabelecidas através da horta, da composteira, das aulas em espaços abertos como visitas ao mangue, sítios agroecológicos, praias, praças, eventos culturais e literários da cidade, e visita aos povos tradicionais. Nossa relação com a aprendizagem prática vai além de nossos espaços escolares e também contamos com uma biblioteca, acervo antirracista e um espaço de recursos para atender crianças com necessidades educacionais especiais.

Pensando na importância do brincar, a rotina escolar conta com intervalos de brincar livre amplos, onde o ser criança pode acontecer de forma livre e espontânea. O brincar tem significado de aprender com o outro, aprender consigo mesmo, imaginar e criar. A escola Cirandas oferta aos seus estudantes o lanche da manhã e o almoço, ambos preparados com muito carinho e sob a supervisão de uma nutricionista. A alimentação saudável prioriza os produtos de agricultores familiares locais, integrando assim uma teia de agentes e de ações coletivas.

  • Buscam ser mediadores no processo de construção do conhecimento;
  • Entrelaçam o conhecimento empírico ao científico;
  • São aprendizes;
  • Buscam a valorização e adaptação da diversidade dentro do processo de aprendizagem. 

Atuam para que a relação entre Educadores e Estudantes seja:

  • Horizontal, respeitando os limites 
  • Afetiva, pautada na confiança e respeito;
  • Seja dialógica e harmoniosa.

Gestão Sociocrática por representatividade / Sociocracia 3.0

Desenho da organização atual da Escola Cirandas / Instituto, esta no drive

Hoje trabalhamos com uma metodologia inovadora de educação e uma comunidade integrada sociocraticamente na gestão do projeto.

Autogestão (20 pessoas – Equipe e Familias) 

Modelo: Sociocracia 3.0

Gestão Sociocrática

A direção e a secretaria têm monitorado as famílias e os estudantes, por meio de questionários, ligações e whatsapp, verificando quais suas dificuldades e necessidades de acesso às atividades (impressão, internet etc), buscando, dessa maneira, atender à diversidade social e emocional das famílias.

O Plano Pedagógico será avaliado por meio de relatórios emitidos pelas famílias e pelos professores/tutores.

As reuniões pedagógicas continuam ocorrendo semanalmente através de aplicativos do zoom com o objetivo de:

  • garantir um planejamento adequado ao momento e de acordo com a proposta da unidade escolar
  • discutir ações mais abrangentes diante do distanciamento social, analisar as ações já  implantadas e buscar aprimorá-las
  • planejar a escola para além do período do COVID-19

Investimento em pessoas na construção de um centro de pesquisa vivo e prático Acreditamos que investir na Cirandas é contribuir para a formação de pessoas
saudáveis, livres e autônomas; e também possibilitar a disseminação de novas formas de se praticar uma educação escolar.  Atualmente, as despesas da escola incluem, além dos comuns gastos com educadores e administração, todo material didático e alimentação dos estudantes em período integral e a formação continuada dos educadores. Nosso desejo é ser um centro de pesquisa prática, que inspire outros educadores a serem agentes transformadores da educação. 
A política de contribuições da Escola Comunitária Cirandas é o coração da gestão da escola. Através dela, procuramos trazer para nossa comunidade a corresponsabilização pelo projeto.
Quando a política de contribuições traz a comunidade para dentro do processo de gestão escolar está querendo dizer que todos nós fazemos parte da construção deste projeto e que, portanto, ele é responsabilidade de todos, é nosso pacto escolar. 
Somos uma comunidade que cuida de uma escola onde o objetivo é aprender, ensinar, inovar, transformar e regenerar.
 Por que a necessidade da política de contribuições?
Um dos valores do projeto Cirandas, que permanece até hoje e que faz parte da gênese do projeto, é a diversidade. 
Ninguém ganha o mesmo salário e, mesmo que ganhasse, as famílias não têm a mesma composição e despesa. Então, por que as contribuições devem ser iguais?
Quem pode pagar a contribuição estipulada entra e quem não pode fica de fora?
Podemos trabalhar com um modelo econômico mais justo e humano?
Como lidar com os desafios apresentados pela pandemia?
A política de contribuições da Escola Comunitária Cirandas acredita na diversidade como um pilar das relações humanas que deve ser cuidado e preservado. Ele enriquece o convívio e a experiência pedagógica, garantindo oportunidade para todos.
Objetivos
A Comissão de Contribuições tem por objetivo honrar a história e o propósito do projeto Cirandas no que se refere ao comprometimento e à visão comunitária, que coloca todos como contribuintes em diferentes níveis materiais e imateriais, visando a co-responsabilidade com o projeto. 
Quando falamos de valor estamos falando não somente a nível financeiro e, sim, de todos os tipos de valor que a família agrega para comunidade: serviços, tempo, dons e talentos. 
Partimos da premissa que todos nós, seres humanos, temos muito para trocar e essa troca fortalece e faz prósperas as relações. 
Todos somos participantes e criadores do processo de construção da Escola. 
A Escola é nossa e esse é nosso pacto escolar.

Saiu na impresa

Invista no futuro
de uma criança

Fale Conosco

secretaria@escolacirandas.org.br


(24) 3371-8452

Rua Quero Quero 286 Paraty / RJ - Brasil