A CARA DA NOSSA ESCOLA

Este material foi produzido pela Equipe Pedagógica, a partir de estudos e discussões realizadas em nossas Reuniões Pedagógicas, ao longo do segundo semestre de 2017.

Dessa forma,
nós da Escola
Comunitária Cirandas,
desejamos e trabalhamos
para que:

Os (As) Educadores(as)

  • Sejam mediadores e busquem o encantamento no processo de construção do conhecimento;
  • Entrelacem o conhecimento empírico ao científico;
  • Também sejam aprendizes;
  • Busquem a valorização e adaptação da diversidade dentro do processo de aprendizagem ​​

Os (As) Educandos(as)​

  • Sejam cocriadores(as) do processo de construção do conhecimento;
  • Sejam críticos, com argumentações coerentes;
  • Respeitem e aprendam com a diversidade;
  • Sejam capazes de ir em busca do conhecimento através de seus interesses;
  • Compreendam seu papel, lugar, atuação e importância na sociedade;
  • Valorizem os diversos aspectos do seu ser;
  • Sejam criativos e confiantes, generosos, empáticos e solidários.

A Relação entre Educadores (as) e Educandos(as):

  • Seja horizontal, respeitando os limites;
  • Seja afetiva e pautada na confiança e respeito;
  • Seja dialógica e harmoniosa.

O Processo de Ensino – Aprendizagem:​

  • Seja significativo e de troca constante;
  • Seja construído ao longo do processo e em conjunto com o(a) educando(a), despertando o encantamento, sem deixar de lado os conteúdos mínimos obrigatórios;
  • Seja dinâmico e vivo.

Conteúdos

  • Sejam contextualizados para propiciar a aprendizagem significativa;
  • Sejam instrumentos para aprender a aprender;
  • Sejam ampliados, trazendo a importância dos procedimentos, relações, autoconhecimento e vida prática;
  • Os conteúdos mínimos obrigatórios sejam bem definidos e trabalhados e acompanhados ao longo do percurso do(a) estudante na escola.

ESCOLA COMUNITÁRIA CIRANDAS
A CARA DA NOSSA ESCOLA