Conexão
Tema

Nós, da Escola Comunitária Cirandas, desejamos e trabalhamos para que:

Os(as) Educadores(as):

  • Sejam mediadores e despertem o encantamento no processo de construção do conhecimento;
  • Entrelaçam o conhecimento empírico e científico;
  • Também sejam aprendizes;
  • Busquem a valorização e a adaptação da diversidade dentro do processo de aprendizagem

Os(as) Educandos(as):

  • Sejam cocriadores do processo de construção do conhecimento;
  • Sejam críticos, com argumentações coerentes;
  • Respeitem e aprendam com a diversidade;
  • Sejam capazes de ir em busca do conhecimento estimulados por seus interesses;
  • Compreendam seu papel, lugar, atuação e importância na sociedade;
  • Valorizem os diversos aspectos do seu ser;
  • Sejam criativos e confiantes
  • Sejam generosos, empáticos e solidários.

A Relação entre Educadores(as) e Educandos(as):

  • Seja horizontal, respeitando os limites;
  • Seja afetiva e pautada na confiança e respeito;
  • Seja dialógica e harmoniosa.

O Processo de Ensino – Aprendizagem:

  • Seja significativo e de troca constante;
  • Seja construído ao longo do processo e em conjunto com o(a) educando(a), despertando o encantamento, sem deixar de lado os conteúdos mínimos obrigatórios;
  • Seja dinâmico e vivo.

Conteúdos

  • Sejam contextualizados para propiciar a aprendizagem significativa;
  • Sejam instrumentos para aprender a apreender;
  • Sejam ampliados, trazendo a importância dos procedimentos, relações, autoconhecimento e vida prática;
  • Os conteúdos mínimos obrigatórios sejam bem definidos, e trabalhados e acompanhados ao longo do percurso do(a) estudante na escola.

No que se refere ao papel de nossos(as) estudantes no mundo, esperamos formar:

  • Indivíduos transformadores da atual realidade social;
  • Indivíduos seguros de suas escolhas;
  • Indivíduos que compreendam, questionem e atuem no micro e no macro da sociedade.
  • Indivíduos colaborativos e solidários; 

Assim, nossos Objetivos Gerais são:

  • Transformar a realidade social;
  • Formar seres felizes que amem a vida;
  • Formar seres empáticos, capazes de pensar no bem comum como uma premissa para uma sociedade mais justa;
  • Formar sujeitos capazes de compreender e expressar sentimentos e emoções;
  • Garantir o acesso e a construção dos conhecimentos científicos/acadêmicos, de forma que possibilitem quaisquer escolhas na vida de cada um(a) de nossos(as) estudantes.